terça-feira, 16 de dezembro de 2008

DESERTO DO ATACAMA – 2º dia!

.



Eis que euzinha aqui, acordo às 3 da manhã no susto e já atrasada! Sim atrasada! Pois o tour de hoje, saia as 4 da manhã!! Isso porque o primeiro tour de hoje é aow "GEYSERS DEL TATIO", o maior campo geotérmico da América Latina (E para fins culturais, saibam que o maior do mundo é na Islândia).

O local era à duas horas da cidade, mas como de costume, e principalmente a esta hora da madrugada, fechei os olhos e em dois minutos já tinha chegado ao local! Rssss Chegamos por volta das 6 da manha. Bem que a menina tinha dito para levar casaco! Mas ela esqueceu de dizer que tinha que ser um mega casaco + luva + touca + umas 20 calças para colocar por baixo. Tava um super extra mega frio. Claro, que Renatinha, uma menina prevenida, já tinha levado tudo isso sem saber!

Saindo da Van, ANESTESIA! Pelo frio, e pelo visual do que estava acontecendo ali! Fumaça saindo do solo. Para todo lado, fumarolas subindo. Chegando mais perto, dava para ver as fendas, e a água borbulhando lá dentro, fazendo aquele barulho de caldeirão. Em algumas fendas especificas, a água de repente jorrava!! Que espetáculo da natureza!!


.










Enquanto a gente tirava fotos, o guia preparava um café da manha para gente. Afinal não tinha nem amanhecido direito! Na hora de pegar o pão, tive que tirar minha linda luvinha que já havia caído na terra. E ai f…errou!!! Dedos congelados! Dormentes! Comia um pouquinho, botava a luva outro pouquinho. Comia um pouquinho, botava a luva outro pouquinho. Affff Estavam só 10 graus negativos, pinto para quem já esteve no Pólo Norte! Mas sem luva não tava rolando!!

Enfim durante o café ouvi de novo falar em chá de COCA. Já tinha visto alguém falando sobre isso no Orkut, mas achei que era um drogado sequelado! Rsssss Só que no café eu vi realmente o pacotinho de Chá de Coca, e as brasileiras q encontrei neste passeio me explicaram que lá, a comercialização da folha de cocaína é liberada, e que todos tomam o chá para expandir os brônquios e facilitar a respiração em altitudes muito altas. Afinal, esqueci de comentar, estávamos a 4.200 metros de altura!!!!! Mas, desta vez ainda não experimentei o chá… Ao fim do café, o sol começou a aparecer e o visual ficou ainda mais lindo!! Abaixo mais umas fotinhos do dia amanhecendo no campo geotérmico:





De lá partimos para a próxima parada: Uma POÇA TERMAL!! Sim! Uma poça de água MUITO QUENTE, tipo 33 graus!! Logicamente não poderia deixar de curtir uma experiência destas! Mas e o frio no período entre tirar a roupa e entrar na água???? Gente! Dei a filmadora pro Guia, fui pro outro lado da poça, com a Caru, uma das brasileiras, e ai começamos! 5 calças, 3 meias, 9 blusas, luva, casaco… a cada peça que se tirava o desespero de frio aumentava! Tirando tudo correndo para pular logo na água! Eis que quando levanto e vou em direção a água, o Guia começa! ¨Aeeeee¨ Renata! Renata! E ai os caras do lado tb começam, eee Renata Renata! Genteeeeeeeee tinha um coral de chilenos gritando meu nome na poça termal no deserto do Atacama! Quer mico mais incrível que este?? Só o da calça rasgada mesmo! Hehehehe A Água tava bem quentinha, olha a fumacinha saindo na foto! Só faltou rolar uma hidro! rsss Curtimos uns 10 minutos de água quente e depois de rir um pouquinho de uma coroa gringa fazendo seu topless, hora de sofrer para sair. PQP Choque térmico!!!! Nunca vesti tanta roupa em tão pouco tempo! Mas valeu a pena!!! Afinal o que importa é a aventura!



Bom, de lá seguimos para a terceira ultima parada (deste passeio). O povoado de MACHUCA. Machuca é um povoado minúsculo que tem 15 casinhas e 8 habitantes! Tb tem uma igreja, é claro! E vivem de energia solar! Pelo caminho avistamos diversos animais! Vicunas, diversos pássaros, Flamingos, Lhamas! Inclusive assim que chegamos ao povoado, comemos churrasquinho de Lhama! Macio e delicioso!! De lá... duas horinhas admirando o visual desértico no caminho de volta!

Acima, a vista do alto, do pequeno vilarejo de Machuca.

Abaixo: Vicuna, Um pássaro que não sei o nome, Lhama e Flamingos.

.










Chegando na cidade, tomei um banhinho, dei uma dormidinha, almocei e fui para agencia para esperar pelo próximo passeio. Por coincidência foi o mesmo guia de de manhã, Fred. Gente boa! E a esta altura já tinha feito minha nova amiga canadense, que tinha feito os mesmos passeios que eu, e tb estava sozinha.

Primeira Parada: LAGUNA CEJAR. Uma lagoa LINDA e com água super salgada!!! 20% mais salgada que a água do mar! E tão, tão, tão salgada que involuntariamente a gente bóia. Vc consegue ficar totalmente parado e boiando. Seu pé é automaticamente levado para fora d’água! É uma sensação mto engraçada. Tentar nadar estilo peito, não rola!! Pq o pé sobe! É hilário!!! Agora… o sinistro é que se tiver qq machucadinho, ARDE PENCASSSS!!! E eu que já estava com as mãos rachadas do frio de de manhã, SOFRI!!! E tive que ser muito "macha" para agüentar fica uns 10 minutinho de baixo d’água. Fiquei lá boiando, tentando pegar um bronze para tirar a marca do óculos, lindinha que eu tava no rosto! Mas não deu para aguentar muito. Na saída, o guia ta lá com um galão de água doce que fica borrifando nas pessoas. Pq se não vc fica toda branca com um crosta de sal!!











Acima à esquerda, Eu tomando meu banhinho salgado e na direita, a nova amiga canadense, Sandra.

Abaixo: Mais uma fotinho do estilo "Pulando e Viajando". E eu não to tããão branca assim, era o sal, ok? rsss


Segunda Parada: OJOS DE SALAR. Duas pequenas lagoas perfeitamente redondas, com água doce. Existem 3 histórias que explicam isso. Duas mais científicas e uma mais romântica que diz que foram dois meteoritos que fizeram as crateras! :) Só que a água é bem abaixo do nível do solo. Então o barato é sair correndo e se jogar no ar ate atingir a água! Nem todo mundo pula nesta lagoa. Mas mal sabem eles, que é perfeito para tirar o sal da laguna anterior! Sem contar que a sensação é mto maneira! Vc pula e durante alguns segundos fica se perguntado Cadê a água? Cadê a água? Ate que enfim ela chega! E bem da gelada! Rssss

Olha que foto linda, eu e meu reflexo!



Terceira parada: LAGUNA DE TEBENQUICHE. Uma Lagoa gigante e liiiiiiiiiiinda. Muitíssimo mais salgada do que a primeira! Tanto, tanto que não se recomenda banhar-se! Mas ela e toda muito rasa, então da pra dar uma caminhada pela água incrivelmente transparente! Ali rola um cházinho do fim da tarde pra novamente esperar o sol se pôr e a Cordilheira mudar de cor! Enquanto o guia preparava o lanchinho ele olhou pro meu pé e começou a rir, Quando vi, eu estava com uma "MEIA" de sal! Hehehe Ficamos jogando conversa fora, bebendo café e "Pisco" uma espécie de cachaça chilena, esperando o espetáculo, que desta vez foi MUITO MELHOR!!!! A Lagoa deu um outro charme ao fenômeno. Alem de ver a Cordilheira ficar rosa e lilás, a lagoa foi de azul a completamente branca, formando um visual de cores inexplicável. Eu tirei 500 mil fotos, filmei. Mas não sei se nada disso consegue reproduzir o verdadeiro colorido daquela paisagem. Só ao vivo mesmo pra admirar e mais uma vez se impressionar com o que é a natureza!! Que espetáculo!

Bom, aqui eu vou colocar várias fotos em tamanho grande, porque o lugar e muiiiito lindo!!

Primeiro, minha sombra na água cristalina com fundo de PURO SAL!!


A Paisagem na parte direita da lagoa


E a paisagem na parte esquerda da lagoa


Minhas lindas meias de sal!


Eu filmando o espetáculo


E abaixo, apenas algumas tonalidades da sequencia de cores da lagoa e da Cordilheira dos Andes durante o pôr do sol. Inesquecível!!!!!!!











Bom, chegamos de volta a SPA já de noite, e já tinha combinado com a canadense de curtirmos uma night hoje!! Hehehe Nos encontramos às 10 e fomos catar alguma coisa pra fazer, pq São Pedro é minúsculo! E festas são proibidas! Embora rolem varias escondidas, tem que procurar saber com os nativos... Como a gente não sabia de nada, entramos num restaurante que dizia ¨Happy hour¨. SPA é pequena, mas é super fofa! Muito embora seja bem moderninha no sentido de aceitar todos os cartões de crédito, ter internet e etc, não perdeu seu estilo rústico! Todos os restaurantes têm uma decoração bem típica e aconchegante. E este restaurante era super fofo, fazia um estilão antigo mesmo, e no centro tinha um nível mais baixo com uma fogueira bem no meio. Na hora que entramos tinham uns 20 homens fazendo mó farra em volta da fogueira, bebendo, dançando, parecia uma festa indígena! Heheheh. Escolhemos uma mesa e sentamos, não deu 30 segundos já tinham uns 3 caras na nossa mesa fazendo 300 perguntas. Levou uns 15 minutos até a gente conseguir dispensá-los educadamente pra conseguir jantar, pois estávamos mortas de fome! hehehe. Mas quando acabamos de comer eles voltaram! E descobrimos que era um grupo de astrônomos que passavam 8 dias lá e 8 dias em casa, 8 dias lá, 8 dias em casa, E hoje era aniversário de 60 anos de um deles (que inclusive falava português). Era um grupo bem misto tb! Tinha gente de várias idades e de vários cantos do mundo! Uma galera bem legal e muito animada! Bom, papo vai, papo vem, no fim das contas estávamos as duas lá no meio, dançando salsa em volta da fogueira! Rsssss Foi mto maneiro! Acho que não podiamos ter tido uma noite mais chilena!! Rssss Pena que não pude ficar até mto tarde, pq no dia seguinte tinha mais passeio, e tinha que acordar bem cedinho!!

Então agora, se não estiverem dormindo, rsssss aguardem cenas do terceiro e último dia no deserto! Pra fechar, as últimas fotinhos do dia de hoje, que sem dúvida foi o melhor!

Eu "bailando salsa" com um dos astrônomos em volta da fogueira.


Eu e a canadense, Sandra.



Bjs!



.

Nenhum comentário: